A CONSTELAÇÃO FAMILIAR: ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Rafaela de Sousa Liberato
  • Stéfany Rocha Vieira
  • Ana Jéssica Lopes Dias
  • Ernesto Sousa Barroso
  • Adine de Andrade Fiúza
  • Michell Angelo Marques Araujo

Resumo

O ambiente universitário pode ser muito estressante e adoecedor, devido às exigências que a academia impõe e aos mais variados componentes pessoais e sociais. Não é raro encontrarmos alunos ansiosos e mesmo deprimidos, consequentemente seu rendimento é baixo e o abandono universitário é sem dúvida uma opção. Diante desse cenário algumas perguntas são suscitadas: Como tornar o ambiente universitário menos hostil e mais acolhedor? O que fazer frente ao sofrimento psíquico do aluno? Como ajudá-los na rotina acadêmica? O objetivo desse trabalho é: Relatar a experiência de utilização da Constelação Familiar como estratégia de cuidado do aluno. Esse estudo é descritivo, tipo relato de experiência da Constelação Familiar no ambiente universitário e faz parte do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde (LACES) que oferece a Constelação Familiar para alunos e comunidade em geral desde 2018. A atividade acontece quinzenalmente as quartas-feiras no período da tarde, alternando o local do encontro, no Instituto de Cultura e Arte (ICA), e no Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LABPAS) no Departamento de Enfermagem da UFC. Em parceria com a professora Francisca Mendes do ICA que facilitava as sessões. A Constelação Familiar segue uma metodologia própria onde acontecem duas sessões em grupo e uma história pessoal é trabalhada por vez. Durante o ano de 2019 tivemos um total de 11 encontros, em média 22 pessoas foram consteladas e mais de 100 pessoas participaram das sessões e foram ajudadas de forma indireta. Os principais problemas abordados são: relação com pais, problemas vocacionais, relações interpessoais, afetivas e traumas de infância. A experiência tem demonstrado que a Constelação Familiar é uma estratégia de cuidado que pode contribuir com o aluno, no entendimento e nas consequências de suas ações e escolhas, no esclarecimento de padrões familiares pouco saudáveis, que precisam ser reconhecidos, aceitos e transformados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação