A CONTRIBUIÇÃO DA INTERNET NA LEITURA E NA ESCRITA CIENTÍFICA NA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PELOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFCE NA DISCIPLINA DE MONOGRAFIA, NO EXERCÍCIO DE 2019

Autores

  • Eduardo Mendes de Sousa Junior
  • Celia Maria Braga Carneiro

Resumo

O ensino superior exige a construção do conhecimento e senso crítico diferenciado dos ciclos educacionais iniciais. O discente deixa de ser o sujeito passivo e passa a ser ativo no processo de ensino-aprendizagem, compreendendo que as práticas de leitura e escrita lhe permite interagir e criar conhecimento, fortalecendo a sua relação com o ambiente acadêmico, profissional e social. Logo, tem-se como objetivo geral analisar a contribuição da Internet na leitura e na escrita científica na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos discentes do Curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Monografia, no exercício de 2019.1. A pesquisa utilizou o método científico dedutivo, é do tipo descritiva e qualitativa, e tem como delineamentos: pesquisa bibliográfica, estudo de caso e survey. A coleta utilizou questionário estruturado em 4 dimensões, aplicado a uma amostra não probabilística, intencional, de 15 discentes com universo de 42, matriculados em 2 turmas na disciplina de Monografia, em 2019.1. Na análise dos dados utilizou-se a técnica de análise descritiva. O resultado da análise do perfil do discente concluiu que, 40% da amostra está na faixa etária de 20 a 24 anos, 8 discentes cursaram o ensino médio em escolas particulares e 58,84% afirmaram exercer atividade profissional. Quanto à habilidade e ao hábito regular de leitura e escrita, o resultado é controverso, pois os educandos respondem que têm este hábito, mas nas perguntas confirmatórias isto é negado. Na dimensão 3 (uso da Internet), a maioria (8) tem acesso 24 horas à Internet e os principais usos são: redes sociais (15) e trabalhos (13). O dispositivo eletrônico mais utilizado para acesso à Internet é o smartphone (43%). Quando o foco é a elaboração do TCC, o uso é semanal (8) e diário (7), destaca-se a consulta a plataforma Google Acadêmico (12) para consulta a artigos online (14), documentos (12) e sites institucionais (10), as ferramentas Microsoft Office (13) e Google Drive (9).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação