A DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS E SUA APLICABILIDADE ESCOLAR EM CONSONÂNCIA COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Autores

  • Cezar Nascimento Pires
  • Rafael Camurça Pereira
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais consiste numa gama de temáticas, que vão desde os aspectos ambientais até os políticos e democráticos, resultando na diversificação do saber e aperfeiçoamento profissional de graduandos que nela estão matriculados. Tendo em vista esse panorama, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da disciplina como possibilidade de ferramenta pedagógica de licenciandos que resulte na utilização da mesma em salas de aulas de ensino fundamental e médio, corroborando na transparência e precisão dos princípios de regulamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituída em 1996. Conforme afirma tal regimento, exige-se que o indivíduo discente possa acessar aos diferentes campos de saberes, possuindo como efeito a consolidação de seu senso crítico. Pensando nisso, urge a necessidade de inovação por parte do professor para que se possa utilizar determinados meios que validem os preceitos requisitados por tal lei. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo através de entrevistas com licenciandos sobre o uso de materiais da disciplina de Diferença e Enfrentamento, tais como livros, textos, música e sugestão de filmes para que se possa mensurar a importância de sua utilização para além do ambiente acadêmico, incluindo as salas de aula das escolas brasileiras. Como resultado, constatou-se que a reprodução de tais conteúdos juntamente com o suporte tecnológico, metodologias e práticas da disciplina fomentam a maximização da aprendizagem e não obstante, propicia um melhor diálogo entre aluno-professor, favorecendo na potencialização crítica dos indivíduos discentes conforme solicita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação