A GESTÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE APOIO À GESTÃO ACADÊMICA DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Beatriz Ribeiro Santos
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa

Resumo

O referido trabalho tem como finalidade apresentar a importância da gestão pedagógica com base na experiência como bolsista de Apoio à Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), auxiliando na melhoria da gestão pedagógica dos projetos do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA). Com isso, este trabalho se justifica por promover vivências e aprendizados em âmbito individual e profissional como graduanda em pedagogia. Como trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a construção dos dados deu-se por meio da observação das práticas de planejamento e uso de instrumentos documentais. Nesse sentido, os embasamentos teóricos utilizados com o propósito de fundamentar esse trabalho foram: Libâneo (2010), que discorre sobre a formação do pedagogo e Berlonni e Berlloni et al. (2003) apud FREITAS, (2009), que apresentam a discussão da importância da avaliação dos processos e da autoavaliação como formativas para o aprimoramento para as próximas práticas. O texto relata as atividades desenvolvidas durante o período de nove meses como bolsista na EIDEIA e como essa experiência pode contribuir para a formação acadêmica, uma vez que oportunizou o entendimento, ainda que, de forma introdutória, sobre a atuação do pedagogo, sua abrangência profissional e como a gestão pedagógica está no cotidiano da organização dos projetos do Prece em particular, nos registros de acompanhamento das atividades e das frequências dos seus 114 bolsistas. Por fim, apresenta-se a solução para a problemática das frequências, visto que essas eram entregues mensalmente com atraso e muitas vezes, com descaso. Neste sentido, para resolver esse problema propõe-se um projeto de pesquisa para saber o que os bolsistas pensam sobre a frequência, e desse modo, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão acadêmica do Programa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação