A GESTÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE APOIO À GESTÃO ACADÊMICA DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O referido trabalho tem como finalidade apresentar a importância da gestão pedagógica com base na experiência como bolsista de Apoio à Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), auxiliando na melhoria da gestão pedagógica dos projetos do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA). Com isso, este trabalho se justifica por promover vivências e aprendizados em âmbito individual e profissional como graduanda em pedagogia. Como trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a construção dos dados deu-se por meio da observação das práticas de planejamento e uso de instrumentos documentais. Nesse sentido, os embasamentos teóricos utilizados com o propósito de fundamentar esse trabalho foram: Libâneo (2010), que discorre sobre a formação do pedagogo e Berlonni e Berlloni et al. (2003) apud FREITAS, (2009), que apresentam a discussão da importância da avaliação dos processos e da autoavaliação como formativas para o aprimoramento para as próximas práticas. O texto relata as atividades desenvolvidas durante o período de nove meses como bolsista na EIDEIA e como essa experiência pode contribuir para a formação acadêmica, uma vez que oportunizou o entendimento, ainda que, de forma introdutória, sobre a atuação do pedagogo, sua abrangência profissional e como a gestão pedagógica está no cotidiano da organização dos projetos do Prece em particular, nos registros de acompanhamento das atividades e das frequências dos seus 114 bolsistas. Por fim, apresenta-se a solução para a problemática das frequências, visto que essas eram entregues mensalmente com atraso e muitas vezes, com descaso. Neste sentido, para resolver esse problema propõe-se um projeto de pesquisa para saber o que os bolsistas pensam sobre a frequência, e desse modo, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão acadêmica do Programa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.