A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DA UFC NA COORDENADORIA DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL.
Resumo
A Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD) da Prograd atua junto à comunidade acadêmica por meio do Programa de Iniciação à Docência (PID) e do Programa de Educação Tutorial (PET). Para auxiliar no gerenciamento dos programas, a CAD/PROGRAD conta com a colaboração de bolsistas, sendo disponibilizados em diferentes editais, para atuarem em diversas atividades relacionadas aos programas e como apoio aos servidores técnico-administrativos alocados na referida coordenadoria. O objetivo deste trabalho é avaliar a experiência na CAD como uma ferramenta de desenvolvimento para o jovem universitário, tanto na esfera acadêmica quanto na área profissional. Diante disto, buscamos avaliar a importância dessas bolsas para os discentes. Para alcançar nosso intuito, criamos um formulário no Googledocs e solicitamos que ex-bolsistas do setor o respondessem, de forma individual e anônima. O formulário foi composto por cinco perguntas, sendo duas indagações objetivas e três subjetivas. As perguntas foram bem particulares e deveriam ser respondidas de acordo com a experiência de cada um. Foi questionado a eles desde habilidades pessoais adquiridas durante o período de bolsa, até em como as experiências obtidas na CAD influenciam atualmente na vida pessoal, acadêmica e profissional destes jovens. Até o momento, obtivemos resultados satisfatórios de nossos questionamentos, 100% dos participantes consideraram de extrema importância em suas formações acadêmica e profissional a experiência vivenciada no setor. Frisamos que o trabalho ainda está em desenvolvimento, portanto, esperamos que os resultados que posteriormente obtivermos possam servir de parâmetros para próximas pesquisas e análises acerca da relevância da experiência das bolsas da UFC para os estudantes. Salientamos, ainda, que trabalhos com esse enfoque são de suma importância para que os programas de bolsas sejam mais valorizados e incentivados dentro da Universidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.