A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NAS DISCIPLINAS COM MAIORES ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E TRANCAMENTO COMO FORMA DE COMBATE A EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA

Autores

  • Fernanda Gabryela Bezerra de Araujo
  • Carina de Oliveira
  • Ana Beatriz Uchôa de Abreu
  • Carla Renata Figueiredo Gadelha

Resumo

Diversos alunos ingressantes no curso de Zootecnia, muitas vezes, se sentem desestimulados no início do curso, visto que são ofertadas disciplinas que, aparentemente, não tem muita relação com a área. Com altos índices de reprovação e trancamento, principalmente nas que envolvem cálculo, as disciplinas de Matemática e Química são um problema para os primeiros semestres. Como forma de reverter essa situação, foram desenvolvidas atividades de tutoria, objetivando a ambientação desses alunos no curso. Uma das propostas adotadas para tal meta foi acompanhamento quinzenal desses alunos com resoluções de questionários referentes às aulas aplicadas e tira-dúvidas. Além disso, também foi mostrada a aplicabilidade dessas disciplinas no curso, visto que este é um dos principais questionamentos feitos pelos alunos. Foram mostradas técnicas de laboratório que utilizam conhecimentos da Química Analítica (disciplina ofertada no primeiro semestre), além de cálculos aplicados diretamente ao curso de Zootecnia, como cálculo de ração para animais de produção. Ao final do semestre, foi aplicado um questionário para os alunos, a fim de avaliar os resultados do projeto e abrir espaço para sugestões. Foram feitas as seguintes perguntas: (i) Como você considera seu nível de interesse pelas práticas? (ii) Você considera que as práticas são válidas para a sua ambientação no curso? (iii) Após as práticas você se sentiu mais confiante nas disciplinas? (iv) Você considera que a tutoria atingiu aos objetivos esperados? Em relação ao total, cerca de 80% dos alunos demonstraram alto interesse pelas práticas. Destes, 75% consideram as práticas válidas para a ambientação no curso, 60% se sentiram mais confiante nas disciplinas e 70% dos alunos consideram que o projeto atendeu os objetivos esperados. Diante disso a realização do projeto foi importante tanto na adaptação como na permanência dos estudantes no curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação