A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MÉDICA .
Resumo
Introdução: A exposição precoce dos estudantes de Medicina aos procedimentos e competências da profissão faz parte da metodologia de ensino, facilitando a compreensão da importância do conteúdo e dando sentido ao aprendizado. Nesse contexto, a introdução de novas tecnologias e métodos de ensino tem contribuído para o aprimoramento de habilidades clínicas e humanísticas, permitindo o aprendizado de maneira ativa mais precocemente, sem deixar de garantir a segurança dos pacientes. Este trabalho relata a experiência da utilização de diversas ferramentas de ensino prático durante o Módulo de Ginecologia da turma de medicina de 2019.1 e 2019.2. Objetivo: Relatar a importância da variedade das ferramentas de ensino no aprendizado médico por alunos e monitores. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo baseado em um questionário direcionado aos estudantes e monitores do módulo de ginecologia, com o intuito de avaliar as ferramentas de ensino que foram utilizadas durante o módulo. Resultados: 92 % dos alunos concordaram que as simulações de consulta foram importantes para o seu desempenho. Quanto ao OSCE, 100% dos alunos concordaram que é uma ótima ferramenta de avaliação. Quanto a simulação técnica,92% dos alunos caracterizaram sua prática como necessária. Quanto às vídeo-consultas,100% dos alunos a definiram a vídeo consulta como uma boa ferramenta de ensino e avaliação de habilidades. 100% dos monitores definiu como importante a implantação de todas as ferramentas durante o módulo. Conclusão: A prática clínica real é imprescindível para o aprendizado médico e traz enorme crescimento técnico e científico para os alunos. Contudo, as simulações de consulta e exame físico são extremamente importantes para que os alunos se sintam confiantes e tenham um melhor domínio prático frente aos desafios encontrados na prática real. Pudemos concluir que a implementação das ferramentas de ensino foram bem utilizadas durante o módulo, sendo bem aceitas pelos alunos e monitores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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