A IMPORTÂNCIA DAS PALESTRAS INSTITUCIONAIS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA PARA A REDUÇÃO DA TAXA DE EVASÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Helber Henrique da Silva Lima
  • Raphael Amaral da Camara

Resumo

O Curso de Engenharia Elétrica possui uma taxa de evasão elevada, o distanciamento dos alunos com disciplinas específicas no inicio leva-os ao desânimo, pois não conseguem visualizar qual aplicação prática dos conteúdos da grade inicial ofertadas pelos cursos. Com isso as aulas de Introdução a Engenharia é um meio que busca recair à taxa de evasão. Objetivou-se relatar a experiência da importância da disciplina de Introdução a Engenharia pra reduzir a evasão no primeiro ano de graduação. As aulas eram ministrada através de palestras institucionais, em que um expertise, na área de Engenharia Elétrica compartilhava a sua trajetória profissional, dificuldades acadêmicas, áreas de especialização, tendência do mercado atual, noções de empreendedorismo e avanços tecnológicos. Temáticas como: O que é o Confea? Crea? Qual o papel dos conselhos de classe? Também foram abordadas, produzindo amplo aprendizado e provendo troca entre docentes e discentes. Após as palestras os alunos fazem um relatório sobre o que aprenderam e qual a influência para sua trajetória profissional. Percebeu-se que os alunos são empenhados em participar das palestras, ele sempre chegam com dúvidas e pedem orientações aos palestrantes, pós-aulas os alunos chegam até os monitores com questionamentos e sugestões para novos temas. As palestras e o seu formato trouxe aos alunos uma visão diferenciada sobre o que o curso tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação, os relatórios entregues pelos alunos permitiu avaliar quais pontos foram importantes e essenciais para o alcance dos objetivos. Conclui-se que essa aproximação do estudante com a prática da profissão contribui positivamente para o sucesso no decorrer da graduação, sendo então uma estratégia que funcionou de forma eficaz durante esse período.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação