A MONITORIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO, AOS INGRESSANTES NO CURSO, DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA.

Autores

  • Maria Ingrid Santos da Silva
  • Anderson Costa de Oliveira
  • Andrea Pereira Pinto

Resumo

O profissional Zootecnista pode atuar em diversos segmentos, necessitando estar cada vez mais capacitado para atender as exigências de mercado. Porém, os ingressantes no curso de Zootecnia, muitas vezes, desconhecem a carreira escolhida e os campos de atuação e só começarão a ter contato com as referidas áreas a partir do terceiro ou quarto semestre, podendo ocasionar desistências e abandonos do curso. Dessa forma, o projeto tem como objetivo incentivar a permanência dos alunos recém-ingressos no curso de Zootecnia ao promover a visibilidade das áreas em que os profissionais podem atuar. Para o objetivo são realizadas palestras por Zootecnistas que apresentam, por meio de experiências, a profissão e o mercado de trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho, inicialmente foi aplicado aos alunos dos três primeiros semestres, um questionário online para analisar os conhecimentos dos mesmos sobre o curso, bem como o seu interesse em participar das palestras que seriam realizadas. Posteriormente, foi criado um grupo de interação online em uma rede social para facilitar a comunicação e a divulgação das palestras, bem como o esclarecimento de dúvidas. Por último, realizaram-se palestras ministradas por profissionais que atuam no mercado de trabalho, que foram avaliadas pelos participantes por meio de questionário virtual. Como resultado dos questionários, observou-se que cerca de 94,1% dos alunos conheciam o curso de Zootecnia, mas apenas 17,6% tinham interesse no curso. Todos os alunos que responderam o questionário tiveram interesse em participar das atividades. Das palestras propostas houve a presença, em média, de 12 alunos, sendo que 90% acharam interessante e 95% afirmaram que tiveram suas noções das áreas atuantes do Zootecnista ampliadas. Sendo assim, concluiu-se que as atividades realizadas no decorrer do projeto foram relevantes e colaboraram de forma geral na ampliação do conhecimento dos ingressantes que participaram do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação