A ORIENTAÇÃO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA TEÓRICA I ALIADA COM A INTEGRAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA

Autores

  • Marcus Vinicius Fernandes Rodrigues
  • Antoninho Valentini

Resumo

A disciplina de Físico-Química Teórica I é caracterizada por muitos discentes sendo de alta complexidade, por apresentar vários conceitos de Cálculo e Física Geral, disciplinas em que os alunos não apresentam um bom rendimento. Dessa forma, eles iniciam os estudos na disciplina sem os conhecimentos necessários, resultando em notas abaixo da média, no abandono da disciplina e, consequentemente, desestimulando os alunos a permanecerem no curso, sendo esta uma das causas de sua elevada evasão. Diante disso, os objetivos são melhorar o desempenho do discente e reduzir sua evasão no curso de bacharelado em Química por meio de uma monitoria com resolução de exercícios propostos pelo monitor e de dúvidas dos conteúdos referentes à disciplina. Além disso, o projeto também conta com o acompanhamento dos alunos da disciplina, juntamente com os alunos ingressantes, as visitas nos espaços da Universidade, tais como os laboratórios de pesquisa, a fim de que eles conheçam melhor seu ambiente de estudo e, futuramente, de trabalho. Ao final da disciplina, foi realizado um questionário avaliativo para analisar os resultados do projeto. No questionário, constatou-se que os estudantes apresentaram maior dificuldade em Leis da Termodinâmica (60%). Com respeito aos alunos que participaram do projeto, 57% dos alunos foram aprovados e confirmaram que o projeto auxiliou-lhes na compreensão dos conteúdos. Em relação a evasão, todos os discentes que participaram do projeto optaram por continuar no curso e, afirmaram que,tanto com a monitoria, como as visitas nos espaços da Universidade contribuíram para a permanência dos alunos. Por fim, conclui-se que o projeto alcançou seus objetivos e que é necessário dar continuidade para melhorar o desempenho e reduzir a evasão dos futuros discentes do curso de bacharelado em Química.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação