A PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS NA CONSTRUÇÃO DO SABER ACADÊMICO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Monika Martins de Lima
  • Carlos Estevao Rolim Fernandes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a produção audiovisual pode auxiliar na prática docente nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Se utilizado de forma adequada, o audiovisual pode influenciar de forma positiva o engajamento dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, facilitando o alcance do material educacional em casos de estudos a distância, além de criar um espaço mais interativo e confortável para facilitar a aprendizagem do discente. Todavia, não é incomum notar que ainda existam docentes que utilizam o audiovisual de forma equívoca, transformando o que era pra ser uma experiência engajadora em algo cansativo e até mesmo de impacto negativo no docente. A pesquisa divide-se em coleta de dados e informações, análise dos dados e conclusão. Na primeira fase, foram coletados depoimentos de professores que possuem conexão com o projeto. Na segunda parte, os relatos irão ser divididos entre aspectos negativos e positivos. Na terceira parte, será feita a conclusão, a partir da análise dos resultados obtidos. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas pesquisas por meio de sites e diversos artigos relacionados ao assunto. Ao final, pode-se concluir que apesar dos pontos positivos que poderiam ser obtidos através do uso do audiovisual na docência, percebe-se que muitos profissionais não possuem o conhecimento necessário para manusear tal ferramenta, fato esse que demonstrou a necessidade de mais pesquisas por parte dos docentes para a criação de materiais audiovisuais de maior qualidade, que permitam de fato que o aluno possa aprender por meio da transmissão de conceitos e sensações através desses estímulos visuais. O que pode resultar em aulas mais produtivas tanto para o aluno quanto para o professor.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação