A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO A PERMANÊNCIA PARA DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da bolsa do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP). Buscou-se compreender qual a situação dos alunos de graduação dos cursos de ciências biológicas, modalidade bacharelado e licenciatura, química (licenciatura); física (licenciatura) e matemática (licenciatura). Identificar as dificuldades encontradas pelos alunos na conclusão dos seus cursos e constatar como os alunos estão sendo atendidos diante da situação de atraso nos cursos de modo a verificar como a coordenação tem lidado com as dificuldades dos alunos em concluir a graduação. Foram feitas reuniões com coordenadores para obter dados da situação dos alunos nos semestres de 2019, e com alunos dos cursos para saber quais dificuldades ele(a)s estavam enfrentando. Desta forma, tentamos entender as motivações e desafios que os alunos da graduação enfrentam para terminar seus cursos. As experiências da bolsa possibilitaram entender que as adversidades do ensino superior atual não se limitam às dificuldades nas disciplinas, mas também pelas necessidades sociais e econômicas, além de problemas de saúde física e mental que assolam os discentes no ensino superior, o que certamente compromete o desempenho acadêmico. Os dados mostram que haviam em 2019.1 103 alunos com tempo excedido, nos cursos ciências biológicas, química, física e matemática. Em 2019.2 reduziu para 79 o número de alunos atrasados, além ter aumentado de 21 para 34 o número de alunos que assinaram termo (planos de estudos). O total de alunos atrasados que concluíram foram 10 além de 9 cancelamento de matrículas feitas. Foi constatado que as coordenações realizavam, junto aos alunos, planos de estudo. A presente pesquisa justifica ser de extrema importância para o entendimento das dificuldades dos estudantes das Universidades Federais, sendo, portanto, indispensável para contribuir com a formação dos futuros profissionais que virão a ser.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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