A RELEVÂNCIA E OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COMO AVALIADORES EM EXAME CLINICO OBJETIVO E ESTRUTURADO (OSCE): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Fernando Carlos dos Santos Filho
  • Aluisio Moraes da Silva Neto
  • Carolina Teixeira Costa
  • Fernanda Lennara Pereira
  • Luís Guilherme Bezerra Mota e Mota
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

Introdução: O OSCE é atualmente considerado como um dos métodos mais práticos e confiáveis à avaliação de competências clínicas de estudantes e médicos. Normalmente, professores avaliam os examinandos e registram os aspectos positivos e negativos do desempenho baseados num checklist previamente determinado. Objetivo: Relatar as vivências e os desafios de alunos como avaliadores de cerca de 160 estudantes, ao longo de 2019. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: A ideia de alunos atuarem como examinadores de outros estudantes é encantadora e ao mesmo tempo aflitiva. Devido a maior proximidade aluno-aluno e também pelo fato de já termos passado exatamente pelas mesmas experiências, ao atuarmos como avaliadores de outros sujeitos alunos conseguimos enxergar dificuldades e aptidões de maneira mais clara e rápida. É mais fácil desenvolver certa empatia quando já vivenciamos as mesmas situações, identificando sentimentos de ansiedade e tensão nos outros estudantes. Por outro lado, é fundamental manter certo distanciamento e conservar uma postura crítico-analítica e avaliativa no momento do exame, evitando demonstrar proximidade excessiva ou falta de profissionalismo. Além disso, atuar como examinador nos faz reviver conceitos e práticas que há muito já não tínhamos, sendo um tanto quanto semelhante à tarefa de um monitor. Ao longo desse ano, pudemos vivenciar, mesmo que de forma amadora, alguns dos reveses e alegrias da docência, tendo a chance de descobrir ou não nossa vocação. Conclusão: Acredito que nossa experiência como avaliador foi importante à nossa formação acadêmica, proporcionando novas experiências que certamente abriram a nossa mente para novas estratégias pedagógicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação