ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ATRASO NA CONCLUSÃO DE SEUS CURSOS NO CENTRO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Jose Valdecy Alves Gomes Junior
  • Regina Celia Monteiro de Paula

Resumo

Durante o ano de 2019 o programa de Acompanhamento do Discente no Centro de Ciências, proporcionou uma visão diferente de várias realidades vividas por colegas dentro da UFC. O número de alunos em situação de “atraso” na conclusão da graduação é considerável. Contatando alguns deles, ficou notório os motivos que fizera-os atrasar seus cursos. Será elencado em gráficos, por cursos (Matemática, Geografia, Física e Biotecnologia) o número de alunos que estão em atraso os que concluíram no semestre 2019.1 suas graduações, carga horária pendente, plano de estudos e relatar algumas respostas dada por alunos - sem divulgar a identidade - sobre o que motivou o atraso do curso. A listagem de alunos foi disponibilizada pela coordenação do Centro de Ciências e a carga horária, assim como o e-mail para contato, foram gentilmente cedidas pelas coordenações dos cursos. Para organização do banco de dados e elaboração dos gráficos, foi usado o programa Microsoft Excel. Os resultados obtidos de maiores discentes em atraso foram os de Geografia - Bacharelado (18) e Matemática - Licenciatura (20) e os com menores, Biotecnologia (11). Alunos que tiveram a suas matrículas canceladas: Biotecnologia (3) 27%; Física (2) 15%; Geografia - Bacharelado (1) 5%. Concluídos: Matemática (11) 55%; Biotecnologia (8) 72% Geografia - Licenciatura (8) 66%; Geografia - Bacharelado e Física (4) 22%. Foi adquirido também informações quais desses alunos estavam com Plano de Estudos, os resultados foram: Geografia (13) 43%; Biotecnologia (3) 27% e Física (1) 8%. Dos alunos contatados e que responderam o questionamento do motivo do atraso, alguns alegaram problemas em relação a trancamento por problemas familiares e outros por reprovações, dificuldades em desenvolver seus TCCs, ou cumprir a carga de atividades complementares. Lendo os e-mails, notou-se problemas de orientações das coordenações, problemas pessoais que interferem no rendimento acadêmico e falta de informação do que a universidade oferece.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação