ANÁLISE DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE LANÇAMENTOS DE NOTAS NO SOLAR NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Natanael Cavalcante da Silva
  • Rivando Marques dos Santos
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

Iniciada em 2015, a disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada pelo Instituto UFC Virtual através da plataforma Solar, tem como objetivo proporcionar aos discentes uma maior formação de senso crítico por meio de discussões sobre temas como: Diferença, Direitos Humanos, Democracia, Gênero e Educação Ambiental. A disciplina é dividida em 5 módulos e 7 fóruns, cada módulo/fórum possui dois deadlines (data limite que os alunos têm para participarem das discussões dos fóruns), e cada deadline equivale a um ponto. Anteriormente, o processo de lançamento de notas era artesanal, através de planilhas excel, o que resultou em diversos problemas, tais como: a dificuldade por parte dos professores na identificação dos fóruns dentro da planilha, atraso no envio de notas, modificações inapropriadas no cálculo das notas, associado ao quantitativo de alunos matriculados, resultava no somatório errado. Diante desse fatores limitantes, buscou-se otimizar o processo de lançamento de notas, como forma de minimizar ou mesmo sanar os problemas citados com o uso do processo artesanal. Sendo assim, passou-se a lançar as notas no próprio Solar como alternativa mais rápida no lançamento de notas e frequência. Contudo, através do método da observação, fez-se uma análise para verificar se os problemas apresentados foram solucionados com o lançamento de notas no Solar. Observou-se que, após adoção desse novo meio de lançamento constatou-se uma maior agilidade na atribuição e divulgação das notas, por outro lado, surgiram outros problemas como: a compreensão dos docentes sobre o sistema de pontuação que deixava de ser de 0 a 2 pontos por fórum e passava a ser de 0 a 10. Outro ponto identificado como limitador, diz respeito a quantidade de postagens por deadline. Nesse caso, o docente precisa verificar além da qualidade das mensagens, verificar se as mesmas foram enviadas dentro dos prazos estabelecidos pelos deadlines.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação