ANÁLISE DA USABILIDADE DO SOLAR NO MBITO LANÇAMENTO DE NOTAS E DE FREQUÊNCIA NA PERSPECTIVA DOCENTE

Autores

  • Rafael Camurca Pereira
  • Cezar Nascimento Pires
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é realizada a distância através do ambiente virtual de aprendizagem SOLAR e possui, aproximadamente, 440 alunos, 6 docentes envolvidos e 5 módulos avaliativos. Devido à quantidade expressiva de participantes, as tarefas relacionadas ao lançamento das notas e frequências são consideradas atividades delicadas, por requererem muito esforço e atenção dos docentes. No intuito de viabilizar esse lançamento de notas e da frequência, adotou-se no semestre 2019.2, formas consideradas mais segura, prática e fácil de realizar a inserção das mesmas. Para isso, fez-se uso da ferramenta do Solar responsável pelo registro de notas e frequências. Nesse sentido, o presente trabalho, avaliou a usabilidade, dentro do Solar, no que concerne a ferramenta de lançamento de notas e frequência, buscando identificar pontos de vulnerabilidade que pudessem ser melhorados, visto que foram observadas dificuldades relacionadas ao uso do sistema tanto no âmbito docente quanto discente. Para os docentes as dificuldades encontradas foram relacionadas a atribuição das notas e ao envio das mesmas. Já na esfera discente, foi possível observar que o sistema apresenta falhas quanto a visualização das participações e das notas. A análise dos aspectos de usabilidade foi feita por meio da observação e buscou relacionar fatores que envolvem o uso do Solar por professores e alunos dentro da disciplina. Após a análise dos fatores a serem observados, tais como os deadlines e os tipos de comentários a serem feitos pelos alunos, foram realizados testes dentro da disciplina com o intuito de verificar os principais pontos a serem ressaltados e trabalhados para posteriormente sugerir alterações e melhorias dentro do Solar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação