APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO

Autores

  • Ana Beatriz de Almeida Furtado
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante
  • Luis Gonzaga Rodrigues Filho
  • Natalia Maria Cordeiro Barroso
  • Francisco Nivaldo Aguiar Freire
  • William Magalhaes Barcellos

Resumo

Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para ensino de Engenharia estabelecidas pelo Ministério da Educação em 2019, o Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica em Engenharia e Arquitetura (DIATEC) tem pesquisado sobre Metodologias Ativas (MA) de Aprendizagem. Nesse contexto, insere-se o grupo de pesquisa "Oficina PBL", cujo objeto de estudo é a MA Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Tal MA visa propor situações-problema reais e reflexivas para que os discentes construam seu próprio conhecimento, ao ponto que estes possam vincular a teoria à prática com a capacidade de enfrentar novos desafios nas suas vidas pessoais, profissionais e sociais. O presente trabalho discute sobre a experiência piloto de aplicação do PBL no curso de Engenharia de Energias Renováveis. Durante o primeiro semestre de 2019, discutiu-se sobre todos os detalhes do projeto com os professores que compõem a Oficina PBL e a bolsista do projeto. Aos alunos, foi proposta a construção de modelos de pás eólicas para um dado gerador, a aplicação de conceitos teóricos obtidos nas disciplinas de Física, Cálculo e Álgebra Linear e o teste dos protótipos em laboratório. Os discentes foram incentivados a participar com os bônus de usar o trabalho desenvolvido no PBL como uma nota parcial nas disciplinas envolvidas e receber um certificado de horas complementares. Durante 5 semanas de aplicação do projeto, por, pelo menos, 2 horas por semana, os discentes, em grupos, foram acompanhados pelos professores engajados no projeto. Os resultados do projeto se demonstraram adequados à proposta: os alunos aplicaram conceitos teóricos já estudados e apresentaram entusiasmo e motivação com a construção do protótipo e o próprio curso. Além disso, após avaliação de relatórios e apresentações feitos pelos alunos, foi verificada uma visão mais abrangente sobre a engenharia através de uma ambiência envolvente e entusiasmante para os discentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação