APOIO NO PORTUGUÊS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SURDOS.

Autores

  • Wesley MilitÃo Fernandes Mendes
  • Erika Teodósio do Nascimento
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido por estudantes do curso de licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante o Projeto de Apoio a Graduação - PAIP e teve como objetivo promover acessibilidade na língua portuguesa aos estudantes universitários surdos do curso de Letras-Libras. Tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como sua língua natural e estando em um ambiente acadêmico onde grande parte da bibliografia das disciplinas não se encontram traduzidas e disponíveis para a Libras, por isso os surdos encontram dificuldades quanto a leitura de textos de conteúdo acadêmico em português. Em virtude dessa situação, foram realizadas monitorias presenciais e/ou por vídeo-chamadas junto aos estudantes surdos que necessitavam de apoio nas leituras dos textos em língua portuguesa. Os encontros presenciais foram realizados utilizando os espaços do Centro de Humanidades e tinham como objetivo dar um acompanhamento a esses estudantes surdos em sua língua natural (Libras), garantindo assim acessibilidade para o esclarecimento de dúvidas durante a realização de suas atividades acadêmicas. Também tivemos como objetivo desenvolver uma maior afinidade entre esses estudantes universitários surdos e a língua portuguesa a fim de promover um maior engajamento dos mesmos em eventos acadêmicos e assim incentivar a submissão de trabalhos científicos desses alunos tendo em vista que estes são submetidos em língua portuguesa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação