ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONVIDANDO OS ALUNOS PARA O DEBATE

Autores

  • Angela Araujo Garcia
  • Jamine Borges de Morais
  • Liana Mara Rocha Teles

Resumo

A Evasão tem sido um dos maiores problemas de qualquer nível de ensino e não poderia ser diferente no Ensino Superior. A desistência do aluno traz perda social, de recursos, de tempo e de todos os envolvidos. Dentro do Curso de Enfermagem, a evasão acontece, entre outros motivos, pela falta de conhecimento do “Ser Enfermeiro”, do cerne da profissão e das possibilidades de atuação. O presente estudo relata a experiência de utilização de palestras interativas como instrumento de divulgação das práticas de enfermagem. Trata-se de uma atividade do Projeto “Saúde na comunidade: apoio às práticas de atenção primária em saúde na graduação em Enfermagem”, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP). Entre março e novembro de 2019, foi realizado um ciclo de palestras sobre as seguintes temáticas: introdução às práticas de Atenção Primaria à saúde; atuação do enfermeiro na Atenção Básica; atuação do enfermeiro na Vigilância Epidemiológica; atuação do enfermeiro na Gestão do SUS; atuação do enfermeiro na Auditoria em Saúde e Enfermagem e empreendedorismo no diabetes. Tais palestras foram voltadas a alunos do 1º e 2º semestres, nos horários entre 12 e 14hrs, beneficiando cerca de 60 alunos. As palestras foram mediadas pela professora responsável pelo projeto e por enfermeiros especialistas. A experiência permitiu notar os medos e os anseios dos alunos quanto a futura profissão, e observar a interatividade dos participantes com os palestrantes. Além de melhorar o conhecimento sobre o assunto abordado, os alunos puderam fazer link do conteúdo com algumas disciplinas em curso, favorecendo a interdisciplinaridade. Foi possível perceber a maior familiaridade do aluno com o curso, já que muitos deles não tinham a Enfermagem como primeira opção. Nesse sentido, a estratégia foi de grande importância para o conhecimento do aluno acerca da profissão, motivando-o a permanecer no curso e a buscar mais informações das áreas que tiveram maior afinidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação