AS DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA

Autores

  • Caroline da Rocha Nascimento
  • Natanael Cavalcante da Silva
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

Na esfera do ensino a distância, o tutor tem um papel de destaque por ser responsável pela condução interacional e dialógica dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). No entanto, mesmo tendo seu papel já estabelecido na modalidade a distância, o mesmo é passível de ajustes para que se adeque a proposta pedagógica. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo traçar um paralelo entre a atuação do tutor a distância tanto em disciplinas de cursos de graduação a distância quanto na disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais que também é ofertada a distância pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Os tutores de ensino de graduação a distância atuam como professores, ministrando conteúdos, auxiliando no processo de aprendizagem, tirando dúvidas relacionadas aos conteúdos e analisando os resultados. Já na disciplina Diferença e Enfrentamento, o tutor está voltado ao assessoramento das atividades administrativas, alertando-os sobre prazos e servindo de ponte entre os professores que atuam na disciplina e os alunos. O que se identificou em comum é que em ambos os papéis, o desafio deste profissional é o mesmo, trabalhar o processo de engajamento e motivação do aluno. Sendo assim, para que haja uma melhor compreensão, tanto pelos alunos quanto pelos novos tutores da disciplina de Diferença e Enfrentamento profissional, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com os tutores que atuam na disciplina de Diferença, no intuito de identificar as mais diversas ações e possibilidades utilizadas para potencializar o engajamento e retenção dos alunos e com isso propor um guia de ações para futuros tutores da disciplina. Os resultados sinalizaram que em qualquer tipo de atuação do tutor, o aspecto da interação e dialogicidade devem ser sistemáticos, independente de se utilizar fóruns ou mensagens, pois com isso é possível tornar o aluno partícipe de todo o seu processo de aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação