ASPECTOS MOTIVADORES DA EVASÃO NO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A evasão é uma realidade preocupante que está presente nas instituições de ensino em geral, inclusive no curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estudos mostram que as causas da evasão são múltiplas. Nessa conjuntura, esse trabalho visa identificar e compreender os aspectos motivadores da evasão no curso de Farmácia. Para tal, a listagem dos alunos evadidos, no período predeterminado de 2016.1 à 2019.1, e os seus respectivos dados foram obtidos via Sistema Integrado de Gestão da UFC e analisados no Microsoft Office Excel. Ao total, foram identificados 91 alunos evadidos. O insucesso é um dos motivos para a evasão. Ao total, foram contabilizadas 320 reprovações sendo que 60% dos insucessos por frequência e o restante, 40%, por notas. No semestre de 2016.1 foram identificadas 47 reprovações (64% por frequência e 36% por nota). No semestre de 2016.2 foram identificadas 103 reprovações (68% por frequência e 32% por nota). No semestre de 2017.1 foram identificadas 49 reprovações (55% por frequência e 45% por nota). No semestre de 2017.2 foram identificadas 63 reprovações (70% por frequência e 30% por nota). No semestre de 2018.1 foram identificadas 40 reprovações (37% por frequência e 63% por nota). No semestre de 2018.2 foram identificadas 18 reprovações (33% por frequência e 67% por nota). Os alunos evadidos no semestre de 2019.1 não entraram no estudo, pois assinaram o termo de desistência do curso. Além disso, outros aspectos motivadores são: a mudança de curso por farmácia ser uma segunda opção de graduação; Distância entre os campi Porangabussu-Pici na qual dificulta a locomoção dos alunos; Dificuldade em conciliar a graduação com um vinculo empregatício. Desse modo, conclui-se que o elevado índice de insucessos identificados no estudo é um dos principais motivadores da evasão e outros fatores, externos e internos, contribuem para a desistência ou abandono no curso de Farmácia da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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