ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA DE 2018 E 2019 NO CENTRO DE HUMANIDADES

Autores

  • Lorena de Sousa Gomes
  • Vanessa dos Santos Pereira
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

Dados oficiais de institutos de pesquisa e diversos trabalhos dentro das universidades mostram como a relação entre ingressos e egressos não é de igualdade. Apesar de se conhecer alguns dos motivos pelos quais alunos de graduação abandonam seus cursos, poucos documentos evidenciam quais fatores atuam na permanência desses alunos no ensino superior. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar a influência que certos aspectos da vida pessoal e acadêmica contribuem para que discentes do Centro de Humanidades da UFC continuem em seus cursos e concluam a graduação, comparando aos resultados da mesma pesquisa feita em 2018. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com esses alunos para determinar a satisfação que eles demonstram ter com diversos aspectos da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Humanidades e de seus respectivos cursos. A pesquisa foi realizada em outubro de 2019, durante os três dias da XIII Semana de Humanidades. Os resultados alcançados foram a participação de 344 alunos dos cursos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, História, Psicologia, Letras, Letras-Espanhol, Letra-Inglês e Letras-Libras, contribuindo para concluir que, como se esperava, o incentivo da família e a identificação com o curso escolhido são considerados de muita importância para a maioria dos estudantes. Entretanto, fatores como auxílio estudantil e oferta de residência ou ajuda de custo, apesar de ser considerado importante, aparece com porcentagem semelhante a alunos que não acreditam que esse fator influencia na permanência no Ensino Superior, semelhante ao resultado de 2018.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação