ATIVIDADES COMO AÇÃO PARA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO BACHARELADO DE GASTRONOMIA

Autores

  • Alpha Manoela Pompeu Pinheiro
  • Leonardo de Souza Limas
  • Mikaelle Isabele Nunes da Silva
  • Georgia Maria Ramos da Silva
  • Eveline de Alencar Costa

Resumo

INTRODUÇÃO:As atividades da Bolsa de Apoio a Projetos da Graduação tem como finalidade promover a articulação, o acompanhamento e a avaliação de ações acadêmicas, bem como ampliar as iniciativas de atividades alternativas e inovadoras de ensino que contribuam para a redução de fatores determinantes para a reprovação e evasão dos estudantes, como parte da política de acolhimento e incentivo à permanência dos alunos nos cursos de graduação da UFC.OBJETIVOS: Realizar atividades de incentivo e permanência dos alunos no curso de Bacharelado em Gastronomia de forma dinâmica e produtiva; tornar os alunos mais informados sobre os projetos de extensão; fazer com que os alunos vivenciassem mais as atividades acadêmicas de forma geral; estreitar laços entre os alunos veteranos e novatos, assim como com o corpo de professores. METODOLOGIA: Atividade de integração entre os alunos, principalmente entre os veteranos e os novatos; Realização de Oficina de Acarajé direcionada aos alunos dos primeiros semestres; incentivo para o evento "Batalha dos Cozinheiros nas Universidades", como dinamismo para incentivar os alunos a participarem. Em todas as ações foram utilizadas aulas práticas nos Laboratórios (cozinhas experimentais). RESULTADOS: na Oficina de Acarajé,tivemos a participação de 70% da turma do 1ºsemestre, no qual aprenderam e executaram a elaboração dos itens que compõem o acarajé baiano. A oficina foi ministrada por uma baiana e professora da UFC aposentada. Muitos dos alunos também estiveram presentes na Batalha dos Cozinheiros, experiência que teve um contato direto com universo profissional, sendo a ação dinâmica e desafiadora, levando a realidade do trabalho dentro das cozinhas. Portanto, as ações foram positiva pois geraram expectativas e levaram a permanência no curso, além de ter promovido uma integração entre os alunos novatos e veteranos, entre alunos e professores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação