AVALIAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA PARTICIPAÇÃO DAS AÇÕES DO PROJETO INTER-AÇÕES NA PERSPECTIVA DO FORMAR-SE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DELES.

Autores

  • Victor Hugo Vasconcelos Martins
  • Raniele Costa de Monte Mor
  • Brena Maria Lima da Silva de Oliveira
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo teve como finalidade registrar e avaliar os dados sobre as motivações que envolvem os participantes das ações do Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-se, bem como a contribuição destas ações para a formação profissional dos alunos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. O projeto inter-açoes na Perspectiva do Formar-ser é vinculado ao Laboratório de estudos e prática pedagógicas da educação física escolar- LEPPEF. Dentre as ações do LEPPEF está o combate à evasão. Assim, O objetivo do estudo foi desenvolvido na intenção de constatar se as ações do projeto alcançaram seus objetivos iniciais. Utilizou-se para o registro destes dados um questionário que continha perguntas referentes ao propósito do estudo, na qual os educandos preencheram virtualmente a um formulário Google Docs ao término das ações do projeto em 2019. A amostra parcial foi composta por 8 alunos de Graduação. A partir dos dados catalogados, a amostra foi classificada em dois grupos, para alunos dos semestres iniciais (1° ao 4°), e para alunos dos semestres finais (5° ao 8°), e foram elencados perfis para a primeira proposta a ser estudada e a segunda proposta foi registrada a partir de relatos dos próprios participantes. Para as motivações categorizamos em aprofundamento de conhecimentos, possibilidade para trabalho na área, obtenção de horas complementares, e outros (Para as motivações não definida nas propostas). As conclusões iniciais indicam que na amostragem, 2 alunos pertencem ao grupo semestres iniciais e 6 alunos pertencem ao grupo semestres finais. Em relação às motivações 87,5% dos alunos associaram o aprofundamento de conhecimentos, e apenas 12,5% da amostra indicou a possibilidades de trabalho na área. Nas contribuições o destaque maior dentre os relatos foi a ampliação da visão sobre a atuação profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação