AVALIAÇÃO DAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
Introdução: O ingresso na Universidade é um momento permeado de expectativas, pois gera oportunidades e novas experiências de aprendizagem, porém pode ocasionar períodos estressantes para os estudantes, o que pode desencadear ansiedade, depressão e possível evasão. Objetivo: Avaliar as vivências acadêmicas dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, realizado no Departamento de Enfermagem da UFC, no período de abril a novembro de 2019. Utilizando o instrumento ESEA (Escala de Satisfação da Experiência Acadêmica), categorizado em: Satisfação com o Curso, Oportunidade de desenvolvimento e Satisfação com a instituição. O instrumento foi enviado via e-mail. Os dados foram analisados através do programa de software Office Excel 2016. Resultados: Foram respondidos 119 formulários, em relação à categoria satisfação com o curso, cerca de 77% afirmaram que estão satisfeitos com o relacionamento com os professores, 41% não estão satisfeitos com o tempo estabelecido para a entrega de trabalhos. Na categoria Oportunidade de desenvolvimento, cerca de 18% afirmaram não estarem satisfeitos com o currículo do curso; em relação a satisfação com a instituição cerca de 44% não estão satisfeitos com equipamentos audiovisuais disponíveis na instituição e 57% não estão satisfeitos com a segurança oferecida pela instituição. Conclusão: Avaliar como está ocorrendo as vivências dos acadêmicos de enfermagem é essencial para identificar os fatores que interferem positivamente e negativamente para a adaptação dos estudantes. Esta pesquisa abre possibilidades para futuras investigações que possam explorar mais o tema, inclusive fazer um planejamento estratégico, com vista a minimizar a insatisfação e diminuir o número de evasão, depressão e ansiedade que o ambiente acadêmico pode causar, contribuindo assim para melhor compreensão, tanto do estudante, como também de características ligadas ao curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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