COLETANDO AMOSTRAS FILOSÓFICAS NOS FÓRUNS DE DISCUSSÕES DA DISCIPLINA DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO NAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Pedro Vitor de Souza Silva
  • Ana Cecilia Ferreira Adriano
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A Disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é uma disciplina ministrada totalmente à distância, ofertada pela Universidade Federal do Ceará a todos os seus alunos, independente do campus ou curso que estejam matriculados. Estruturada em cinco módulos, tal disciplina traz consigo temáticas relevantes que permeiam nossa sociedade, tais como Pensar a democracia contemporânea, Direitos humanos como construção cultural, Diferença como qualidade do que é diferente, Educação ambiental e Papel e identidade de gênero. Esse conjunto de temáticas visa ampliar a formação crítica dos futuros profissionais formados na universidade. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição, mesmo de modo subjetivo, da Filosofia para essa formação emancipatória do indivíduo, pois está intrínseco a ela esse dom de levar o homem ao senso crítico das realidades que o cercam, através de uma reflexão mais apurada da realidade. Dessa forma, aplicou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, onde buscou-se coletar amostras de pensamentos e conceitos filosóficos, nos fóruns da disciplina ofertada no semestre 2019.2, com base nos debates estabelecidos, pelos professores e alunos, nos 5 módulos da a disciplina. As coletas foram feitas em cinco das dez turmas, analisando os debates e detectando influência da filosofia ou até mesmo de conceitos próprios do escopo filosófico. Como resultado parcial, foi possível identificar pressupostos filosóficos nas falas dos alunos nos fóruns, demonstrando assim, que mesmo de forma subjetiva, a filosofia está presente na formação de indivíduos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação