COMBATENDO A EVASÃO: UM RELATO DE COMO O PROJETO TAMIS DA CIÊNCIA TEM ATUADO NO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL

Autores

  • Italo Jardim Martins de Amorim
  • Cicero Anastacio Araujo de Miranda

Resumo

Este trabalho objetiva discutir, por meio de um relato de experiência, as atividades realizadas pelo projeto Tamis da Ciência, no ano de 2019. Para isso, ressaltamos que o Projeto Tamis da Ciência foi criado para atuar em duas frentes: o acolhimento de novos alunos do curso e o combate à evasão dos estudantes. Em ambas frentes, o projeto se baseia na informação como instrumento de trabalho, de modo a reforçar, em especial, o caráter de pesquisa da formação no curso e, assim, alcançar seus objetivos. O relato apresentado aqui explana de maneira um pouco mais específica as atividades realizadas, que foram realizados com esse intuito de criar um ambiente onde nossos discentes compreendam e apreciem tudo aquilo que o curso que escolheram pode oferecer a eles. Em especial, a questão da pesquisa. Nesse contexto, dentre as diversas ações realizadas dentro da monitoria, escolhemos destacar nesta comunicação, a última realizada e da qual participamos. No caso, a realização da II Semana de Letras-Espanhol que, neste ano de 2019, foi efetivada em articulação com o V Colóquio do GEPPELE e o II Encontro de professores de Espanhol do estado do Ceará. Os três eventos juntos contaram com a participação de 170 inscritos, durante dois dias de programação que reuniram pesquisadores de todo o país, professores já em atuação e alunos de graduação. Com esta ação, os alunos dos cursos de Letras com licenciatura em língua espanhola da UFC puderam tomar contato com pesquisas e trabalhos de estudantes e professores de outras universidades e ter parte da dimensão do que vem sendo pesquisado na área e dos esforços políticos para a manutenção do espanhol no currículo da educação básica. Todas essa informação e experiência possibilita a motivação para a continuidade do curso, uma visão valorizada da área de atuação profissional, além de ampliar a visão do mercado de trabalho do formando. Compreendemos que todas essa atividades favorecem a consecução dos objetivos do projeto relacionados à evasão

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação