CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC
Resumo
Cursar a graduação em engenharia mecânica é uma experiência enriquecedora, porém desafiadora. Este desafio deve-se a diversos fatores, dentre eles às mudanças próprias da juventude, a forma como o curso é organizado e a complexidade dos conteúdos abordados. Conhecer pessoalmente ou através de relatos as experiências passadas de colegas e veteranos pode ajudar os estudantes a enfrentar este desafio com mais segurança. A falta de registro e comunicação destas experiências dificulta, entretanto, seu conhecimento e aproveitamento. O trabalho apresentado teve o objetivo de contribuir para que estudantes e professores do curso tenham acesso e possam aprender com as experiências vividas e o conhecimento adquirido por aqueles que fazem ou fizeram o Curso de Engenharia Mecânica (CEM) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Neste sentido, foi promovido em 2019 o “I ENCONTRO DE VETERANOS E CALOUROS DE ENGENHARIA MECÂNICA” , evento de integração que contou com a presença de estudantes ingressantes, veteranos e professores do curso. A boa recepção do evento na comunidade acadêmica do curso fez surgir a iniciativa de produzir podcasts com relatos pessoais destas experiências, de livre acesso na internet, para atingir uma maior quantidade de pessoas. A enquete realizada com os quarenta participantes do evento, mostrou que trinta e sete dos mesmos recomendam que o evento seja realizado nos próximos anos, além das respostas predominantemente positivas as outras perguntas. Demonstrando que o evento alcançou seu objetivo de melhorar a ambiência dos alunos ingressantes. As iniciativas de construção da memória coletiva do curso empreendidas neste trabalho foram, portanto, consideradas válidas pelos envolvidos. Por ser uma experiência nova, esta construção necessita ser aprimorada e ampliada para abranger mais e novas experiências vivenciadas pela comunidade do curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.