CURTO CIRCUITOS DE APRENDIZAGEM: ENCONTROS PARA APRENDER/VIVER A UNIVERSIDADE

Autores

  • Isabelle de Castro Rocha Sampaio
  • Erica Atem Goncalves de Araujo Costa

Resumo

O projeto CURTO Circuitos de Aprendizagem: Encontros para Aprender/Viver a Universidade, vinculado ao Departamento de Psicologia, objetiva contribuir para a construção de estratégias de acolhimento de estudantes e colaborar para a diminuição de evasão do curso, ao propiciar espaços de invenção e de diálogo sobre os processos de aprendizagem e a vida na universidade e no curso de Psicologia. Desta forma, o projeto realizou atividades de caráter lúdico e inventivo articuladas com discussões acerca da possibilidade de imaginar/criar outras formas de se relacionar com a academia, seja no sentido de produzir outro Projeto Político-Pedagógico (PPP) para o curso de Psicologia para acolher as demandas de estudantes que sentem sufocados e paralisados pelo PPP atual, seja no sentido de abrir espaço para o encontro e outras possibilidades de vivência e de sociabilidade dentro do curso. Além de levantar questionamentos sobre o modelo de ensino empregado, o qual é repetidamente considerado como limitante para os estudantes. Nesta perspectiva, realizamos oficinas e instalações artísticas e produzimos um jogo interativo com estudantes do curso de Sistema e Mídias Digitais. A partir de tais atividades, conseguimos propiciar momentos de fôlego dentro do curso, pequenas paradas, como o nome do projeto indica, em que os e as estudantes pudessem relacionar de outras formas com seus processos de ensino-aprendizagem e conseguissem criar estratégias, ou mesmo imaginar, outros processos possíveis, mediados pela co-criação, pela participação ativa e pela produção de sentidos para o processo de aprendizagem que não se encerrassem meramente no momento de avaliação final das disciplinas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação