DESCOBRINDO AS INFINITAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

Autores

  • Brena Maria Lima da Silva De Oliveira
  • Raniele Costa de Monte Mor
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O projeto LEPEEF( Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas) surgiu em 2008 com o objetivo de promover ações de formação para os estudantes do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Ceará. O objetivo do presente trabalho é relatar as ações de formação, mostrando por meio de palestras, oficinas e mini-cursos, as diversas áreas de atuação da Educação Física, também através de filmes fazendo uma roda de conversa e um ambiente de discursão sobre a temática escolhida para ser debatida. As atividades do laboratório foram divididas entre três bolsistas (PAIP/UFC), onde dentro do planejamento era designada as funções das ações de formação, de entrar em contato com palestrantes, escolhas de filmes, realização do evento e entrega de certificado de horas complementares após o evento, buscando sempre uma interação maior com os recém ingressantes no curso, afim de mostrar os campos de atuação da Educação Física, tirar dúvidas entre o curso de Licenciatura e Bacharelado, fazer uma aproximação maior entre os estudantes do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e dentro da própria Universidade. Os/As bolsistas tiveram a liberdade para escolher os eventos feitos no ano de 2019, tivemos a exibição de dois filmes e em seguida uma roda de conversa sobre as temáticas abordadas, três oficinas práticas sobre Skate, Rugby e Slackline com possibilidades dessas vivências na escola, exibição de um documentário sobre As lutas na formação inicial da Educação Física, palestra sobre Habilidades e Competências do Profissional Moderno, oficina teórica e prática sobre Educação Física na Educação Infantil. Quase todos os/as facilitadores foram ex estudantes ou estudantes do próprio IEFES/UFC, tendo uma oportunidade de retornar à instituição com uma posição e um olhar diferente. A participação no projeto trouxe conhecimentos e saberes que ampliam a visão sobre a profissão e a universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação