DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE VISEM A DIMINUIÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA

Autores

  • Renato Verissimo de Oliveira
  • Fatima Miranda Nunes

Resumo

A evasão dos alunos nos cursos de graduação e as constantes reprovações em determinadas disciplinas é uma problemática enfrentada na maioria das universidades. Em particular, a disciplina Química Orgânica Teórica II no curso de Bacharelado em Química da UFC vem sendo trabalhada a fim de diminuir o número de reprovações nessa matéria. Com esse objetivo, o projeto vem sendo executado através do auxílio aos discentes nas diversas atividades da disciplina. Durante a execução do projeto de monitoria o monitor esteve constantemente presente nas atividades realizadas pelos alunos através do acompanhamento semanal dos alunos, auxílio ao professor no desenvolvimento de atividades, reuniões para discussão das atividades, elaboração de material didático e análise bibliográfica do material utilizado para aprofundamento do assunto. Os alunos conseguiram interagir de forma construtiva com o monitor, pois foi perceptível uma melhora substancial nas avaliações. Ademais, verificou-se que muitos alunos começaram a fazer uma relacionar melhor a Química e o seu entorno, tornando, assim, o aprendizado mais efetivo e concreto. E, ainda, notou-se um empenho maior para estudar Química, haja vista que o trabalho da monitoria atua como ferramenta facilitadora da aprendizagem e desmistifica a visão enraizada na mentalidade dos estudantes de que a Química é difícil e abstrata. Verificou-se que a atuação do monitor no processo de ensino-aprendizagem se foi realizada de forma contínua e eficiente, melhorando as relações interpessoais discente-discente e discente-docente. Portanto, é válido ressaltar que as atividades realizadas pelo monitor foram fundamentais na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, pois, além de promover o crescimento intelectual provocou um enriquecimento pessoal, profissional e social.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação