DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL HÍBRIDO PARA A REVISÃO DOS CONCEITOS RELACIONADOS À ESTEREOQUÍMICA

Autores

  • David Macedo do Nascimento
  • José Nunes da Silva Júnior
  • Antônio José Melo Leite Júnior
  • Ulisses Silva de Sousa
  • Mary Anne Sousa Lima

Resumo

O uso de softwares educacionais tem sido considerado como uma ferramenta alternativa eficiente no processo ensino-aprendizagem. Neste projeto foi desenvolvido um recurso educacional digital chamado de “Stereochemistry Game” para auxiliar os alunos no melhor entendimento do assunto "estereoquímica", como parte do conteúdo programático da disciplina de Química Orgânica. O desenvolvimento deste jogo digital híbrido foi realizado pelo grupo do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares Educacionais (LDSE) como apoio do Programa de Bolsa de Apoio a Projetos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da plataforma Unity e a linguagem de programação C+. O jogo de aspecto híbrido pode ser utilizado individualmente ou em grupos, onde os jogadores utilizam a sua plataforma digital em dispositivos móveis, em associação com elementos físicos apresentados no formato de um tabuleiro e peças representando cada jogador. Além de favorecer o ensino em escolas e universidades do Brasil, o jogo também foi disponibilizado nas versões das línguas inglês e francês, para ser aplicado em universidades internacionais, particularmente na Universidade de Montpellier-França, em colaboração com grupo de Educação em Química. Após a utilização do jogo em aulas de Química Orgânica em turmas do curso de Química da UFC e da Universidade de Montpellier, foi possível constatar que esta ferramenta impactou positivamente na qualidade do aprendizado e na motivação dos alunos para o estudo da estereoquímica, de acordo com relatos de experiência dos alunos e professores apresentados em questionários de avaliação no final dos experimentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação