DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL HÍBRIDO PARA A REVISÃO DOS CONCEITOS RELACIONADOS À ESTEREOQUÍMICA
Resumo
O uso de softwares educacionais tem sido considerado como uma ferramenta alternativa eficiente no processo ensino-aprendizagem. Neste projeto foi desenvolvido um recurso educacional digital chamado de “Stereochemistry Game” para auxiliar os alunos no melhor entendimento do assunto "estereoquímica", como parte do conteúdo programático da disciplina de Química Orgânica. O desenvolvimento deste jogo digital híbrido foi realizado pelo grupo do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares Educacionais (LDSE) como apoio do Programa de Bolsa de Apoio a Projetos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da plataforma Unity e a linguagem de programação C+. O jogo de aspecto híbrido pode ser utilizado individualmente ou em grupos, onde os jogadores utilizam a sua plataforma digital em dispositivos móveis, em associação com elementos físicos apresentados no formato de um tabuleiro e peças representando cada jogador. Além de favorecer o ensino em escolas e universidades do Brasil, o jogo também foi disponibilizado nas versões das línguas inglês e francês, para ser aplicado em universidades internacionais, particularmente na Universidade de Montpellier-França, em colaboração com grupo de Educação em Química. Após a utilização do jogo em aulas de Química Orgânica em turmas do curso de Química da UFC e da Universidade de Montpellier, foi possível constatar que esta ferramenta impactou positivamente na qualidade do aprendizado e na motivação dos alunos para o estudo da estereoquímica, de acordo com relatos de experiência dos alunos e professores apresentados em questionários de avaliação no final dos experimentos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.