DIFUSÃO DO GUIA DO ESTUDANTE DA UFC: UM PERCURSO DE INFORMAÇÃO AUDIOVISUAL

Autores

  • Laila Nobre Paulino
  • Joaquim Francisco Cordeiro Neto

Resumo

O projeto Difusão do Guia do Estudante da UFC tem como objetivo acompanhar e dar suporte ao crescimento da UFC, promovendo por meio do site, a circulação qualificada de informações, a integração da comunidade acadêmica e buscando potencializar o sentimento de acolhimento e desejo de permanência entre os alunos de graduação das diferentes unidades acadêmicas. Durante o período da bolsa foram desenvolvidas duas produções, que visam garantir a atualização, evolução e expansão dos conteúdos ofertados pelo Guia do Estudante da UFC, além de aumentar o uso da plataforma pelos estudantes e integrantes da comunidade acadêmica. A primeira foi a websérie sobre os cursos de graduação da UFC, que consiste na apresentação desses cursos para os jovens que têm interesse em ingressar na universidade. A outra foi a websérie Lições de Vida, que para aproximar de forma empática e colaborativa o público docente e discente, traz professores da UFC, que hoje, ensinam no mesmo curso no qual concluíram sua graduação, para aconselhar os estudantes. As atividades realizadas foram: roteirização (participação na criação do roteiro de vídeos, definindo formato, texto e possíveis fontes a serem entrevistadas); captação de imagens (agendamento de gravações e captação de imagens com uma câmera de ação); edição (acompanhamento do processo de montagem das cenas de acordo com o roteiro aprovado); atualização de conteúdos digitais (preparação dos arquivos finais e publicação dos vídeos nas plataformas digitais de divulgação e ampliação do Guia do Estudante); assistência de gravação in loco nas captações para a websérie Lições de Vida. Os resultados foram: produção de 18 vídeos no total para as webséries; aprendizado sobre elaboração de roteiros e gravação de material audiovisual; exercícios práticos do que foi aprendido em teoria na graduação; experiência profissional na área de marketing, comunicação e audiovisual; desenvolvimento da habilidade de trabalho em grupo e construção coletiva de atividades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação