ENSINO COLETIVO DE VIOLINO INFANTIL: DESAFIOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar a turma de Ensino Coletivo de Violino Infantil Tico-Tico, discorrendo sobre suas atividades ao longo do ano e a metodologia aplicada durante as aulas. O propósito é apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do curso, bem como os resultados e os desafios apresentados, ponderando sobre as metodologias utilizadas durante as atividades, bem como as etapas do aprendizado e os objetivos alcançados ao fim do ano. A turma em questão faz parte do projeto de extensão de Ensino Coletivo em Violino e Viola e é aberto para todas as crianças e adolescentes da comunidade a partir de 12 anos, desde que já tenham um conhecimento intermediário do instrumento. Com o projeto, os jovens têm a oportunidade de ter o contato com a música e o instrumento de forma lúdica e ordenada, desenvolver suas habilidades musicais, intersociais e experimentar a performance artística. O trabalho é realizado nas dependências da UFC no Campus do Pici e acontece duas vezes por semana, contando com 15 alunos de 11 a 14 anos. Para o desenvolvimento da técnica foram utilizados métodos tradicionais do ensino do instrumento como o All For Strings, String Builder e as apostilas do método Suzuki, a partir dos quais a base técnica foi construída, fortalecida e possibilita assim o desenvolvimento do repertório, que é estudado em um segundo momento das aulas de forma concomitante aos estudos técnicos. Por fim, ao final de cada semestre a turma demonstra os resultados obtidos nos concertos didáticos. Assim se faz necessário uma metodologia que possa abranger as vários nuances do desenvolvimento técnico, social e pessoal dos envolvidos, que ainda estimulem o amadurecimento musical e pessoal dos estudantes. É dessa forma que surgem questões estruturais para a sistematização e condução das aulas e a organização dos principais pontos técnicos a serem trabalhados, as condições individuais e coletivas da turma e o repertório mais adequado para os objetivos coletivos do semestre.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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