ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA: UMA ABORDAGEM ATIVA DA APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE PRINCÍPIOS DOS PROCESSOS QUÍMICOS, FENÔMENOS DE TRANSPORTE III E OPERAÇÕES UNITÁRIAS III

Autores

  • Antonio Carlos Rocha Bezerra Junior
  • Ivanildo Jose da Silva Junior

Resumo

Sentados em frente a lousa formando filas, os alunos atentos ao monólogo do professor enquanto anotam os ensinamentos, para a posterior consulta dos cadernos próximo da prova. Onde realmente são unificados os conceitos e realmente há o aprendizado mais abrangente dessa disciplina e quando a maioria das dúvidas aparecem, que nem sempre é possível sanar essas dúvidas com o professor. É assim desde séculos atrás e continua sendo um modelo “padrão” de ensino atualmente, sendo implementado pela maioria das disciplinas nas Universidades. Há anos é muito discutida a indispensabilidade de uma mudança e melhoria nos métodos de ensino nas Universidades. O projeto ativaEQ nasce devido a insatisfação do Prof. Ivanildo Junior (DEQ/UFC) com a relação do ensino por ele desenvolvido e a aprendizagem dos estudantes, que ao seu ver não estava obtendo bons rendimentos. Inicialmente, o projeto visava dar apoio a disciplina de Princípios dos Processos Químicos - disciplina do segundo ano do curso de Engenharia Química. Desde 2017, esta disciplina tem sido ministrada com a metodologia da sala de aula invertida. O uso de metodologias ativas foi então estendida, em 2018/2019 para as disciplinas de Fenômenos de Transporte III e Operações Unitárias III, mesclando entre ensino híbrido e aprendizagem baseada em problemas. Para tal, uma série de recursos didáticos tem sido produzidos, seja por meio de video-aulas, por jogos ou por seleção de problemas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação