ESTRATÉGIAS DE AMBIENTAÇÃO E COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE GEOLOGIA

Autores

  • Isabelle OlegÁrio de AlcÂntara
  • Irani Clezar Mattos
  • Sebastian Gonzalez Chiozza

Resumo

A Evasão no Ensino Superior foi abordada no presente trabalho a partir de quatro esferas para o entendimento da integração do estudante à universidade: (a) o ajustamento acadêmico, (b) o ajustamento relacional-social, (c) o ajustamento pessoal-emocional e (d) o comprometimento com a instituição (aderência). Buscou-se apreender o entorno cultural, econômico, social e institucional do fenômeno e aderir à caracterização psicológica do universitário quanto a integração à universidade, bem como sua relação com a área de formação, na formulação de itens que caracterizassem a evasão. A partir de tal metodologia foram elaboradas tabelas analíticas embaladas em uma teoria de resposta ao item, pré- estabelecida, que serviram de base para o processamento de dados, a construção de gráficos e a obtenção de correlações positivas e negativas. O estudo contou com a participação de 40 alunos, que cursaram o primeiro ano do curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2019. Os resultados demonstraram a fragilidade do um sistema de ensino que não aborda a dimensão psicológica e social do aluno; foram analisados sobre a ótica de estudos de referência no assunto e nortearam a elaboração de estratégias eficientes para a capacitação intelectual, afetivo-emocional e social do estudante de graduação em Geologia, visando reduzir a evasão e consolidar um ensino transformador e criativo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação