ESTRATÉGIAS DE APRIMORAMENTO DE HABILIDADES EM COMUNICAÇÃO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aluisio Moraes da Silva Neto
  • Fernando Carlos dos Santos Filho
  • Carolina Teixeira Costa
  • Eduardo Capuano Nery
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o ensino de habilidades em comunicação requer abordagens estimulantes e alternativas ao modelo tradicional. Neste contexto, a atividade descrita neste trabalho utilizou o método de roleplay em consulta simulada. Como aplicador e facilitador do feedback, pude notar a relevância desta estratégia para nós estudantes. OBJETIVO: Relatar a vivência em atividade de consulta simulada, realizada com alunos do sexto período. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. RESULTADOS: Os alunos foram divididos em trios, nos quais cada um desempenharia um destes papéis: médico, paciente e avaliador. O avaliador utilizou um checklist estruturado e o paciente foi previamente instruído sobre a história clínica que relatou. Ao final da consulta, avaliadores e pacientes prosseguiram com o feedback, facilitado pelo aplicador, enfatizando aspectos positivos, negativos e que poderiam ser melhorados, com base no checklist e na percepção subjetiva. Pela intimidade da relação aluno-aluno, o feedback foi dado através de colocações objetivas, porém de forma cuidadosa e compreensiva, sendo perceptível o sentimento de empatia pelos seus pares. Os alunos que atuaram como médico receberam o feedback e tiveram momento para fazerem suas próprias colocações, reconhecendo dificuldades e acertos. Os avaliadores e pacientes também reconheceram que experimentam dificuldades semelhantes e poderiam ter cometidos os mesmos erros. Também contribuí com a discussão, uma vez que já estive naquela posição e hoje tenho mais experiência com situações de consulta médica, além de ter superado algumas inseguranças. CONCLUSÃO: A atividade realizada, além de promover o aprimoramento da prática de consulta médica, também abriu espaço para os alunos participarem de forma ativa na construção do conhecimento próprio e coletivo, além de partilharem aptidões e inseguranças mútuas, construindo um ambiente de empatia e compreensão, tão necessário no meio acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação