ESTUDO DE CASO: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO FRENTE AO ESTADO DE SAÚDE DO ALUNO

Autores

  • Lucas Saraiva de Alencar Sousa
  • Fernanda Claudia Araujo da Silva

Resumo

Trata-se de um discente foi diagnosticado com leucemia (Leucemia Linfoide Aguda) logo depois do ingresso na Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará e o seu acompanhamento enquanto se encontrava internado. Ele não tinha condições de frequentar as aulas ministradas devido ao seu grave estado de saúde. Nesse sentido, foram definidas estratégias a serem utilizadas pelos docentes para que o aluno, cujo estado de saúde o impedia de frequentar as aulas. A sistemática foi realizada por meio de um acompanhamento desse aluno pelo autor no nosocômio. O trabalho foi realizado a partir de um caso específico, estudo de caso, levando-se em conta um procedimento descritivo da situação, por método descritivo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida, e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. No entanto, esse tipo de leucemia é mais comum em crianças. Embora o seu estado estivesse normalizado, a doença retornou e o impediu de, por todo o semestre 2019.2, de frequentar as aulas, pois ele ficou internado, passando por diversos tratamentos na tentativa da sua recuperação. Boa parte dos docentes do primeiro semestre, sensibilizados sobre esse acontecimento, participaram na busca de estratégias para que o aluno conseguisse durante o semestre, ter acesso ao conteúdo e poder realizar avaliações. Para tanto, alguns professores concordaram na possibilidade da flexibilização da sua avaliação, propondo materiais de apoio, trabalhos ou questões sobre os textos enviados. Dessa forma, o acompanhamento do discente foi estabelecido objetivando o acesso ao conteúdo das disciplinas para que ele conseguisse realizar suas avaliações. Por fim, vale ressaltar o pro ativismo da Profa. Fernanda Cláudia Araújo da Silva, orientadora do projeto, que excedeu as suas funções, na efetiva relação aluno universidade

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação