EVASÃO NA ENGENHARIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA E QUALITATIVA ACERCA DO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Autores

  • Danilo Palheta Meireles
  • Raphael Amaral da Camara

Resumo

Historicamente, o curso de Engenharia Elétrica apresenta um índice de evasão bastante acentuado quando posto em comparação com a maioria dos demais cursos da UFC. Além disso, estima-se que a evasão ocorre de maneira mais expressiva durante os dois primeiros anos do curso. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise estatística e qualitativa acerca do comportamento dos alunos ingressantes da Engenharia Elétrica. Para isso, foi feito o acompanhamento dos alunos no decorrer da disciplina de Introdução à Engenharia, que ocorre durante todo o primeiro ano da graduação, através da correção das atividades propostas pela disciplina, bem como no acompanhamento em visitas aos laboratórios do curso e em conversas com aqueles que possuem dúvidas sobre a universidade ou mesmo se encontram desestimulados com a graduação. Em posse das notas das atividades realizadas durante o ano foi possível perceber que, mantendo fixos os critérios de correção, no decorrer das semanas a média da turma passou por um processo de queda de 29% em relação à média observada no início da realização das atividades. No entanto, isso ocorre ao passo que muitos alunos melhoram suas médias por conta do auxílio prestado aos mesmos, o que gera a necessidade de fazer uma análise mais aprofundada para melhor compreensão dessa retração das notas. Assim, foi constatado que a redução da média geral da turma no decorrer do ano ocorreu devido ao crescente número de alunos que deixavam de entregar as atividades semanais, uma vez que a primeira atividade do ano deixou de ser entregue por cerca de 8% da turma, já na última esse percentual saltou para 34%, ressaltando o processo de desmotivação e consequente evasão no início da graduação. Portanto, pode-se observar que através da análise estatística das notas e o contato direto com os alunos ingressantes é possível compreender melhor o comportamento desses e, com base nisso, elaborar medidas pedagógicas para atenuar os grandes índices de evasão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação