EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE APOIO À PROJETO DE GRADUAÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Senara de Sousa Marcelino
  • Hamilton Rodrigues Tabosa

Resumo

A evasão é um problema que aflige muitos cursos do ensino superior, não só a nível nacional, mas também internacional e o curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará também faz parte dessa estatística. Muitos dos alunos ingressantes acabam desistindo de continuar o curso e o abandonam, por motivos diversos, desde pessoais e emocionais, onde os alunos acham que não irão conseguir apoio dentro da universidade ou não sabem que podem conseguir e resolvem sair, até motivos acadêmicos, como não identificação com o curso ou por se sentir perdido dentro da multidisciplinaridade da área, que pode se tornar confuso para os estudantes de semestres iniciais do curso, com tantas disciplinas diferentes e que não parecem se relacionar com a ideia estereotipada da Biblioteconomia que muitos carregam consigo. Na bolsa de Apoio a Projetos de Graduação, foram desenvolvidas atividades, junto à coordenação do curso, que buscam mitigar essas evasões, sendo uma delas dessas atividades conversas entre alunos dos semestres iniciais e reuniões com alunos do sétimo e oitavo semestre. A intervenção dos bolsistas nos semestres iniciais teve intuito de acolher e compartilhar suas experiências em relação à disciplinas, dificuldades no ambiente acadêmico, estágios, bolsas e cursos dentro da nossa área, dando a oportunidade à esses alunos de conhecer melhor o curso, possibilitar troca de experiências entre alunos que já estão concluindo o curso e alunos que acabaram de ingressar acolhendo e também mostrando como algumas dificuldades puderam ser superadas. As reuniões com sétimo e oitavo semestres tinham o propósito de identificar problemas/dificuldades e possíveis soluções para diminuir o represamento em monografia, fazendo com que os alunos concluam o curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação