FATORES DE ABANDONO NO ENSINO SUPERIOR: UM BREVE PANORAMA DO CENTRO DE HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A alta taxa de abandono escolar é identificada com uma das principais problemáticas que acometem o sistema educacional brasileiro. Diversa é a literatura acerca da evasão no sistema básico educacional, porém, recentemente, com a expansão universitária e a política de cotas, cresce o interesse de pesquisadores, gestores e do governo federal para identificarem os fatores motivacionais que levam o estudante a abandonar o ensino superior público. Neste contexto, o presente trabalho visa expor os principais fatores geradores que influenciam no desejo ou na efetivação do abandono, de acordo com os estudantes dos cursos que compõem o Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho é o levantamento dos dados de pesquisas realizadas, entre os anos de 2018 e 2019, pela Direção do Centro de Humanidades, que visou elaborar um perfil socioeconômico e mensurar o grau de satisfação dos estudantes com seu curso, equipamentos da Universidade e demais questões correlativas, coletando, assim, 708 respostas de estudantes nos dois anos de realização do levantamento. Na exploração dos dados, percebeu-se que causas motivacionais seguem um padrão nacional e conjuntural, anteriormente, apresentado por outras pesquisas.São diversos os fatores motivacionais que podem ocasionar ou intencionar que estudantes do Centro de Humanidades abandonem à graduação. No rol de respostas, são catalogadas como as principais causas: vulnerabilidade financeira, mercado de trabalho, problemas relacionados à aprendizagem, falta de afinidade, problemas de natureza psicológicas ou insatisfação com o curso. Pensar sobre essas questões pode contribuir para a construção de ações efetivas para o combate à evasão no ensino superior.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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