IDENTIFICANDO A RELAÇÃO ENTRE A MERITOCRACIA E A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Moises de Freitas Matias
  • Barbara Maria Caetano de Freitas
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A disciplina Diferença e Enfrentamento, é uma disciplina ministrada a distância e ofertada a todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, tendo como enfoque, debater temas e assuntos relacionados a superação das desigualdades sociais. Diante das leituras propostas e debates abordados nos fóruns da disciplina, foi possível perceber, que algumas dessas leituras aborda a questão da meritocracia e como essa apologia ao mérito próprio, desconsidera toda uma gama de fatores, que afetam o desempenho profissional ou acadêmico de cada indivíduo. Segundo Rosanvallon, a sociedade atual pode ser entendida também como uma sociedade de indivíduos, onde cada um tem suas próprias trajetórias, e que a busca por seus objetivos não permite uma solidariedade entre os indivíduos. Nessa perspectiva, a compreensão sobre a relação existente entre a meritocracia e a superação das desigualdades suscita um debate sobre o acesso a universidade pública, espaço que por bastante tempo foi reservado a uma parcela ínfima da população. Atualmente, com o avanço do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade, essa ideia de que só se faz faculdade quem merece é sobreposta pela ideia de um direito comum a todos, independente da classe social. Portanto, é válida a discussão sobre meritocracia e desigualdades sociais, para que os estudantes da graduação possam se perceber nesse local de direito e não de um mérito próprio desconsiderando todas as transformações que o ensino superior sofreu nos últimos anos. No intuito de investigar a percepção discente sobre a relação do mérito com o que é de direito, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o método da observação aplicado ao Fórum Diferença como qualidade do que é diferente, apontou na avaliação que os estudantes compreendem a meritocracia sendo utilizada muitas vezes para mascarar as desigualdades existentes na sociedade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação