INCENTIVANDO A PERMANÊNCIA ACADÊMICA EM GEOGRAFIA PELO USO DO MAPEAMENTO COGNITIVO
Resumo
Sabemos que a Cartografia, há séculos, vem exercendo um papel estratégicos para a humanidade por seu potencial de representar aspectos espaciais e conceituais. Entretanto, na formação geográfica, tais aspectos conceituais acabam sendo inferiorizados pela manutenção de uma tradição muito ligada localização, sem interpretação devida dos fenômenos. É nessa perspectiva que se torna necessário ressaltar o uso da Cartografia para representar, também, os aspectos cognitivos. Diante disso, emerge do Mapeamento Cognitivo, como uma metodologia capaz de organizar palavras-chave no rumo da compreensão de um determinado tema. Para tanto associa leituras de texto, de imagens e de fenômenos, em uma codificação de boxes, setas, movimentos e hierarquias gráficas sistematizadas no mapa cognitivo. Foi pensando nisso que o projeto “Geografia, Pesquisa e Ensino: o mapa cognitivo potencializando o Ensino geográfico” (PAIP/PROGRAD) objetivou em apresentar potencializar os saberes técnicos das etapas da cognição na forma de ferramenta de estudo, análise e proposição de soluções. Como procedimento metodológico, foram convidados alunos de primeiro e segundo semestre a participarem de um grupo de estudo, no LEGES/DG/UFC. Esse compromisso integrado aos debates de temas sobre realidades geográficas nos países africanos e latino-americanos, culminou com uma demonstração consistente do uso da Cartografia Cognitiva como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa. Vivenciou-se no processo algumas oficinas, para o conhecimento prático dessa ferramenta, bem como aplicações que possibilitam uma melhor fluidez na confecção de mapas cognitivos. Foi observado um ótimo resultado dos alunos participantes e os estudantes usaram a metodologia para facilitar a revisão de conteúdos das avaliações das matérias da graduação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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