LEVANTAMENTO DE JOGOS DIGITAIS VOLTADOS AO ENSINO DA LIBRAS - FUNDAMENTAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Felipe Soares Silva
  • Antonio José Melo Júnior
  • Erica Teodósio do Nascimento
  • Tatiana de Souza Castro
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo

Investigar sobre jogos digitais disponíveis é determinante para a identificação de interfaces e funcionalidades utilizadas no desenvolvimento deles. Este trabalho se constitui num recorte do Projeto “A Cultura Surda digital em Fortaleza: Desenvolvimento de Jogo Digital e socialização virtual do processo”, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Universidade Federal do Ceará em convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O estudo objetiva realizar um levantamento de Jogos Educativos Digitais voltados ao ensino da Libras para fundamentação de desenvolvimento de jogo no âmbito do próprio projeto. Trata-se de um Estudo Exploratório, realizado no período de outubro a novembro de 2019, no site “Atividades Educativas” (http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=jogos+libras& x=9&y=11), utilizando os descritores “jogos” e “libras”. Adotou-se abordagem quantitativa descritiva na análise dos dados. Como resultados parciais, foram identificados 67 jogos, contemplando as categorias e seus respectivos resultados: Jogo da memória com 15; datilologia - alfabeto manual com 31; histórias infantis clássicas com 1; Relação de palavras e imagens com 12 e Jogos no estilo quiz com 8 resultados. Os resultados preliminares apontam para possibilidades de interfaces adequadas para a utilização no desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais voltados para aplicação dos achados dos artigos pesquisados na Revisão Integrativa que também está sendo realizada, fundamentando o projeto, contribuindo ao posterior desenvolvimento de produtos pela equipe que compõe o projeto. Gratidão pelo fomento da FUNCAP/PIBITI, por meio de bolsa de Iniciação Científica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação