MAPEAMENTO DE APRENDIZAGENS EM FÓRUNS GENERALISTAS NA INTERNET: ESTUDOS DE CASOS DAS INTERAÇÕES ENTRE OS INTERNAUTAS

Autores

  • Laizla Fernandes Farias
  • Eduardo Santos Junqueira
  • Rafael Carmo
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

O objetivo desta pesquisa em desenvolvimento é mapear e compreender os elementos que constituem os processos de aprendizagem de internautas a partir da participação em fóruns generalistas na internet. Para isso, o estudo conta com metodologia qualitativa, referente ao Estudo de Caso e à Epistemologia do Ciberespaço, e quantitativa, no que diz respeito ao Processamento de Linguagem Natural. Diante do aspecto qualitativo, a pesquisa possui as atividades de identificar dois fóruns generalistas na internet e acompanhá-los por observações de forma sistemática. Os assuntos destes fóruns, por sua vez, terão como critério de escolha temas contrastantes e diferentes, em que um destes será de um tópico geral e o outro, um assunto político. Quanto aos fóruns, estes serão escolhidos de acordo com a densidade de interações entre os internautas, no que diz respeito ao volume de comentários e a frequência das respostas. Além disso, diante do arcabouço teórico, os fóruns de principal interesse serão aqueles aos quais seja possível identificar elementos constitutivos de comunidades de prática, assim como processos de aprendizagem colaborativa. Ao longo da observação sistemática, existirá a tentativa de contato com os usuários para a realização de entrevistas formais e informais, a fim de compreender as motivações da participação assídua nos fóruns e possíveis ocorrências de aprendizagem de novos conteúdos e de novas formas de participar desses espaços on-line. Assim, espera-se, com os resultados desta pesquisa, identificar as práticas que envolvem as aprendizagens dos internautas na vivência dos fóruns, sejam elas sobre como participar desses fóruns, o que se refere também a processos de novos letramentos, bem como sobre a aquisição de novos conhecimentos decorrentes das interações e da participação. É possível, ainda, que alguns resultados desses processo de aprendizagem que ocorrem nos fóruns permitam refletir sobre atuais processos de aprendizagens formais on-line e presenciais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação