METODOLOGIA INTERATIVA APLICADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HIDROLOGIA

Autores

  • Yves Klavdian Vieira Rodrigues Vasconcelos
  • Melina da Silva de Souza
  • Fernando Bezerra Lopes

Resumo

A universidade possui em seus pilares de sustentação o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, trazendo para seu corpo docente e discente o desafio de integrar essas ferramentas na formação dos alunos. Na disciplina de Princípios em Hidrologia de Regiões Semiáridas busca-se na atividade de seminário agregar esses pilares. Portanto, objetivou-se verificar a eficácia da atividade de seminário para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Princípios em Hidrologia de Regiões Semiáridas. Foi utilizado um formulário no Google para avaliar a opinião dos alunos acerca da atividade de seminário na disciplina. Apenas 15 alunos responderam o questionário, abrangendo 30,7% dos alunos matriculados na disciplina. De acordo com os resultados obtidos, 86,6% dos alunos afirmaram que a atividade do seminário contribui para a aquisição de conhecimento na disciplina, 93,3% concordaram com os critérios utilizados na avaliação do seminário. Foi observado que todos os alunos avaliados consideram que a atividade de seminário possui uma elevada importância para a sua formação profissional e 100% dos estudantes julgaram importante para a sua formação os assuntos abordados ao longo da disciplina de Princípios em Hidrologia de Regiões Semiáridas. A avaliação mostrou que os alunos julgaram importante a utilização do seminário no processo de ensino e aprendizagem e na integralização dos conteúdos abordados ao longo da disciplina, mostrando ser uma ferramenta útil na abordagem e fixação dos assuntos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação