O CURSO DE PEDAGOGIA INTEGRAL DA UFC: UM ESTUDO INICIAL DO PERFIL DO ALUNO

Autores

  • Victoria Lima Freire
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Heulália Charalo Rafante
  • Heulalia Charalo Rafante

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar os resultados da pesquisa que objetivou conhecer o perfil dos alunos do Curso de Pedagogia presencial integral da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, tomando como base as esferas socioeconômica, cultural e acadêmica. A pesquisa pretendeu compreender, através das análises dos resultados obtidos, quem são os alunos que chegam à Universidade para a graduação neste Curso, além de entender os motivos de permanência e os obstáculos que surgem ao longo do processo de formação que, por vezes, provocam a desistência da graduação. O estudo é de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de 304 questionários feitos com estudantes que cursam Pedagogia no período integral, e que ingressaram durante os anos de 2015 a 2018. Foram aplicados 165 questionários, sendo respondidos no final do segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019 pelos estudantes do Curso supracitado. A pesquisa visa ainda realizar uma discussão, de posse dos resultados, junto à Comunidade da FACED/UFC, para pensar ações que podem contribuir para a melhoria do Curso e que viabilizem a permanência do alunado na Universidade. Dentre os resultados alcançados, obteve-se que o alunado é bastante jovem 45,1% tem de 20 a 24 anos e é majoritariamente composto por mulheres (87,3%). Percebemos ainda que o motivo preponderante que leva os alunos a persistirem no Curso é a oferta de auxílios financeiros pela Instituição, a excelência do ensino e a qualificação dos professores e o que mais os leva a querer desistir de estudar são dificuldades de conciliar o trabalho com a graduação, pois 69,5 % dos estudantes exercem atividade remunerada no turno vespertino, além disso 42,5% recebem algum tipo de auxílio sendo a maioria oriunda de bolsa universitária. Agradecemos A UFC pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Apoio a Graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação