O CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DA UFC: UM ESTUDO INICAL DO PERFIL DO ALUNO

Autores

  • Leticia Nobre Pires
  • Heulália Charalo Rafante
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

O trabalho refere-se a uma pesquisa relativa a uma demonstração e análise do perfil do aluno do Curso de Pedagogia Noturno da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo compreender quem são os alunos que chegam à Universidade para a graduação neste Curso, além de entender os motivos de permanência e os obstáculos que surgem ao longo do processo de formação. O estudo é de cunho qualitativo e o instrumento para a coleta de dados foi a aplicação de 304 questionários, dos quais 169 foram respondidos por alunos do Curso Noturno, contendo perguntas referentes à situação socioeconômica, cultural e acadêmica dos estudantes que ingressaram no Curso supracitado durante os anos de 2015 a 2018. Dentre os resultados alcançados, obteve-se que o alunado é bastante jovem, sendo mais de 50% oriundo da escola pública e majoritariamente composto por mulheres (82%). Percebemos ainda que o motivo preponderante que leva os alunos a desistir de estudar é o quesito socioeconômico, pois 76% dos estudantes exercem atividade remunerada, somando-se aos 32% que recebem algum tipo de auxílio sendo a maioria provinda de bolsa universitária, e sentem dificuldades de conciliar o trabalho com a graduação. Além disso, verificamos que o alunos se sentem motivados a concluir o Curso pela qualidade do ensino que a UFC proporciona e pela paixão pela profissão de pedagogo. Já os obstáculos mais presentes no Curso noturno ocorrem pela questão dos estágios obrigatórios e disciplinas optativas que são durante o dia, sendo inacessível aos alunos que precisam trabalhar, tornando recorrente a reclamação citada acima acerca da dificuldade de conciliação de trabalho e estudo levando muitos alunos a trancar cadeiras, semestre e, em alguns caso, trancar ou abandonar o curso. Agradecemos A UFC pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Apoio a Graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação