O ESPAÇO CASA DE ACESSIBILIDADE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DOS EVENTOS OCORRIDOS EM 2019

Autores

  • Talinna Menezes da Silva
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Integrado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) em 2016 o programa “Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), tem como objetivo o acolhimento dos professores ingressantes na UFC durante o período de Estágio Probatório, oferecendo-lhes atividades voltadas à formação para a docência no ensino superior. O CASa é composto por espaços formativos, dentre eles, o “CASa de Acessibilidade". Nesse sentido, visamos apresentar a experiência do projeto Casa de Acessibilidade na perspectiva do professor participante dos seminários e oficinas ocorridos em 2019. O estudo é de abordagem qualitativa. Para a verificação do nível de aceitação do programa, enviamos para 5 docentes dos centros da UFC formulários eletrônicos - google forms, os quais haviam participado das atividades do projeto CASa de Acessibilidade com a finalidade de identificar se essas atividades influenciaram ou não em suas práticas pedagógicas em sala de aula. O foco principal foi em duas perguntas: Em sua perspectiva há relevância na implantação deste espaço de discussão no programa CASa? Ocorreram mudanças em seu "olhar" para/com os alunos com deficiência, TEA ou altas habilidades/superdotação depois de participar de alguma atividade da CASa de Acessibilidade? As análises a partir das respostas apontaram que houve significativa mudança no olhar para a pessoa com deficiência, especialmente para alunos com deficiência em suas salas de aula. Consideramos portanto, relevante os estudos nessa área, e propomos que outros projetos sejam desenvolvidos, a fim de incluir melhor, na Universidade, os estudantes com deficiência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação