O ESTUDO DOS FATORES QUE LEVAM A EVASÃO NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO EM FINANÇAS DA FEAAC/UFC

Autores

  • Adrielle Laurentino Paulino
  • Vitor Borges Monteiro

Resumo

Em 1995, com a realização do Seminário sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, promovido pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e Ministério da Educação (MEC), emergiu um dos principais debates sobre evasão nas IES. Segundo Gaioso (2005), a evasão, de forma ampla, é um fenômeno social complexo, definido como interrupção no ciclo de estudos. A evasão pode ser evidenciada em todas as etapas de ensino, do ensino infantil ao superior. A presente pesquisa objetivou mapear e buscar respostas para a evasão no âmbito do ensino superior tendo o curso de Bacharelado em Finanças como objeto de pesquisa. A escolha deste curso deve-se a sua recém-criação, sendo possível mapear claramente as turmas e alunos, sem grandes problemas de alunos represados no final do curso. As principais variáveis estudadas são distorção para a idade certa, distância da residência para a faculdade, ter estudado em escola privada ou pública e gênero. Primeiramente, foi considerado aluno evadido àquele que se encontrava no relatório discente por tipo de saída com status abandono, extraído do sistema acadêmico Sigaa. Como análise quantitativa, utilizou-se duas variáveis: a Distância e a Distorção, já a análise qualitativa da evasão, foi através do envio de e-mail para os 76 alunos evadidos, perguntando sobre o motivo da evasão, com um retorno de 20 alunos. Logo após, rodamos o modelo econométrico Logit no R com os dados da pesquisa para se extrair os resultados. Como resultado da pesquisa, apenas a distorção para a idade certa apresentou um resultado estatisticamente significante. Com isto, infere-se que apesar das variáveis obtidas para análise serem importantes à tomada da decisão de evadir, não se pode calcular o quão são primordiais, pois "evasão" trata-se exclusivamente de ação humana, ou seja, para cada pessoa há uma escala de prioridades diferente e consequentemente motivos diversos de abandono.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação